Agência Reguladora DAEA
Portal Transparência

0800.779.2146
23/04/2013 - Residências de Araçatuba terão água do Tietê na torneira em 60 dias


A Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) quer inaugurar o sistema de captação e distribuição de água do rio Tietê até junho deste ano. A meta foi anunciada na segunda-feira (22) pelo presidente da entidade, Renato de Faria, durante comemoração do Dia do Ribeirão Baguaçu. O funcionamento do projeto foi lembrado pelo prefeito Cido Sério (PT) como prioridade, garantindo que cobra a concessionária diariamente.

"Eu acho que para os próximos 60 dias será possível", diz Faria. Conforme ele, a infraestrutura física está pronta, sendo necessário, agora, realizar testes para garantir a qualidade da água que será distribuída à população. "Neste caso, como foi uma obra que ficou um tempo parada, nós estamos refazendo o comissionamento, testando tudo", afirma. Cido Sério demonstrou ter pressa para o projeto sair do papel. "Eles me disseram que estão terminando a recuperação do material para entrar em atividade. Eu não dou data, mas espero que este ano a gente tome água do Tietê", disse o chefe do Executivo. Os valores do projeto, cuja obra começou em 2002, não foram divulgados, mas os investimentos já passaram de R$ 22 milhões.

A Construtora OAS é responsável pela implementação das três fases do projeto. A Samar, inclusive, é uma das empresas do grupo OAS. Na primeira fase, de 2002 a 2003, foram construídos cerca de 15 quilômetros de adutora, com colocação dos tubos das margens do rio Tietê até a avenida Prestes Maia, no Jardim Ipanema. Em 2005, ficou pronta a estação de bombeamento, às margens do rio.




Agência Reguladora - DAEA ©