Agência Reguladora DAEA
Portal Transparência

0800.779.2146
01/02/2017 - SAMAR REGISTRA NÚMERO RECORDE DE REGISTRO DE DESOBSTRUÇÃO DE ESGOTO


A SAMAR encerrou o mês de janeiro de 2017  com 362 registros de solicitações de desobstrução de esgoto. O número, que é o maior registro dessa natureza em todo o histórico da SAMAR, é quase 15% maior que as solicitações registradas em janeiro de 2016, que foi de 322.

O aumento é justificado devido a dois fatores: ligações irregulares de escoamento de águas pluviais nas redes coletores e o descarte de lixo nas redes de esgoto.

Em outubro de 2016 a SAMAR registrou 319 solicitações e registrou queda em novembro com 310 casos. Em dezembro o número caiu ainda mais, com 303 ocorrências.

O maior número de registros desse tipo ocorrência está distribuído entre cinco bairros da cidade, que são: Umuarama, Vilela, Alvorada, Jussara, Atlântico e Águas Claras.

Mesmo com a campanha do Uso Consciente das redes de esgoto, iniciada em janeiro de 2014, os casos de entupimento estão aumentando na cidade, sobrecarregando as equipes de manutenção e provocando transtornos à população. Os entupimentos, provocados pelo descarte de lixo e o direcionamento da água de chuva para o esgoto, podem ser evitados com medidas simples e orientações sobre a forma correta das ligações dos imóveis.

A campanha promovida pela SAMAR consiste em ações, em vários pontos da cidade, com entrega de panfletos e orientações sobre as consequências da má utilização do sistema. O objetivo é fazer com que as pessoas adequem suas casas e adotem hábitos ecologicamente corretos. 




Agência Reguladora - DAEA ©