Agrf fiscaliza manutenções identificadas por geofonamento

Na manhã desta segunda-feira (16), uma equipe da AGRF (Agência Reguladora e Fiscalizadora – DAEA), liderada pelo seu Comissário Geral, Márcio Saito, vistoriou duas obras, uma delas na Rua Dr. José Coelho Jr., n° 416, no Bairro Umuarama, e outra na Rua Elano de Souza, n° 73, no Bairro João Batista Botelho.

Essas manutenções foram geradas devido à detecção de vazamentos de água nesses endereços flagrados por um aparelho de detecção geofônico, que nada mais é do que um sonar, que por meio deste detecta-se rupturas imperceptíveis e ajuda a combater o desperdício de água. Quando o Comissário chegou aos locais, deu para perceber que ambos os encanamentos se encontravam com fissuras pequenas, decorrentes do frio e desgaste do material antigo.

No primeiro endereço, o serviço já tinha sido resolvido e o buraco já estava sendo selado para que a via volte a sua normalidade, já no segundo endereço o canal também se encontrava com problemas de desgaste sendo aproveitado para troca-lo.

Comunicado de Manutenção Programada – Etelvino Pereira dos Santos

A GS Inima SAMAR realiza manutenção programada nesta terça-feira, dia 17 de agosto, a partir das 08h00, na via Etelvino Pereira dos Santos, na rotatória em frente ao Condomínio Costa Ville I, para instalação de registro de manobra de rede de água. Por causa dessa obra, os bairros abaixo listados poderão sofrer interferências no abastecimento. A normalização do abastecimento está prevista para às 15h do mesmo dia.

Bairros afetados:

JARDIM RES. ETEMP

JARDIM PETIT TRIANON

JARDIM ATLÂNTICO

CH. ARCO-IRIS

PARQUE INDUSTRIAL DE GRANDES RESÍDUOS

PARQUE INDUSTRIAL MARIA IZABEL PIZZA DE ALMEIDA PRADO

Atenção: Os imóveis que possuem caixa d’água não sentirão os efeitos da manutenção. A SAMAR pede que os moradores utilizem a água de seus reservatórios sem desperdícios. A caixa d’água deve ter capacidade equivalente ao consumo de pelo menos 24 horas, de acordo com as normas técnicas vigentes. Mais informações podem ser obtidas no site www.samar.eco.br e nos canais de Atendimento SAMAR: 0800-7702295 ou pelo WhatsApp: (11) 95020 6424

Estiagem chama a atenção para o uso consciente da água

Com mais de 60 dias sem chuva e umidade do ar abaixo dos 30%, Araçatuba vem sofrendo as consequências da estiagem. O Rio Tietê já baixou 1,3 metro em comparação com o mesmo período do ano passado e está com volume útil de 40%, contra os 60% registrado em agosto de 2020. Além disso, a concentração de algas no rio tem diminuído a oxigenação da água, provocando a morte de alguns peixes, conforme foi registrado por pescadores nos últimos dias.

 

A situação traz um alerta: é preciso usar a água com consciência. A GS Inima SAMAR está realizando, desde o início de julho, uma campanha para chamar a atenção da população para que consuma a água com atenção e responsabilidade. O objetivo é evitar um racionamento assim como houve em outubro do ano passado.

 

Além disso, medidas técnicas também já foram colocadas em práticas e a concessionária, que é responsável pelo abastecimento de água e esgoto de Araçatuba, está preparada caso precise fazer captação da parte mais profunda do Tietê.

 

“Recuperamos uma plataforma móvel que está pronta para ser levada para dentro do rio, caso ele continue abaixando. Ela pode ser deslocada a uma distância suficiente que permita manter o nível de captação, garantindo a distribuição de água em Araçatuba”, explica o diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.

 

A balsa flutuante será testada nas próximas semanas e já está à disposição da concessionária, caso seja realmente necessário.

 

Embora o nível do Rio Tietê tenha reduzido e água esteja comprometida pela quantidade de alga que tem se formado no local, a GS Inima SAMAR possui equipamentos de última geração que tratam essa água e fazem com que ela chegue nas torneiras com qualidade e de acordo com os parâmetros estabelecidos pelos órgãos de saúde.

 

“Seguimos com o trabalho de excelência, garantindo água 100% tratada aos moradores de Araçatuba, mesmo com todas as imposições climáticas. Contudo, gostaríamos de chamar a atenção da população para utilize a água de forma racional e reveja alguns hábitos de consumo”, salienta Eduardo Caldeira.

 

Produção

 

A GS Inima SAMAR distribui, diariamente, 68.000m³ de água e realiza, mensalmente, 18.900 amostras para avaliar as características do que é disponibilizado para a população.

O abastecimento de Araçatuba é feito com 50% de água vinda do Ribeirão Baguaçu, 40% do Rio Tietê e 10% de poços artesianos.

pt_BRPortuguese