Início » Noticias & Informes » comunicado sobre A ETE BAGUAÇU
Araçatuba, 01 de fevereiro de 2021.
C O M U N I C A D O
A Agência Reguladora e Fiscalizadora – DAEA informa que as queixas provenientes do odor exalado pelo complexo da Estação de Tratamento de Esgoto Baguaçu têm relação com a mudança no processamento do lodo gerado pelo tratamento do esgoto doméstico.
Desde o final do mês de agosto do 2020 a ETE Baguaçu passou a operar o secador térmico. O lodo que anteriormente passava por uma mesa desidratadora que retirava 20% da umidade, depois era encaminhado para disposição final em aterro sanitário, hoje é depositado no leito de secagem dentro do secador térmico. A insolação e o calor gerado no interior do secador têm desidratado o lodo em percentuais acima de 90%.
Em setembro de 2020, representantes da AGRF-DAEA, da concessionária GS Inima SAMAR e da consultoria INFRA Engenharia fizeram uma vistoria de inspeção técnica e na ocasião era perceptível o odor diferenciado dentro do secador. A agência solicitou um parecer técnico da INFRA Consultoria da possível causa daquele odor, nele foi apontada a possibilidade de estar relacionado com o processo geral do tratamento da ETE Baguaçu.
A agência informou à concessionária sobre o parecer técnico da INFRA. A GS Inima SAMAR informou que estava em contato com a fornecedora da tecnologia e dos equipamentos, sediada na Alemanha e que aguardava as orientações do fabricante.
Em novembro de 2020, representantes da AGRF-DAEA, da concessionária GS Inima SAMAR fizeram uma nova vistoria nas instalações do secador térmico e constataram a persistência do odor e alertou novamente a concessionária. Segundo a concessionária, o parecer preliminar sobre a exalação do odor fétido estava relacionado com a composição do lodo, pois a princípio a ETE Baguaçu foi projetada para tratamento de esgoto doméstico.
No final do ano, ações mitigatórias começaram a ser implementadas a fim de eliminar o odor, por meio de aplicação de produtos no lodo pré-processado na mesa desidratadora e centrífuga, antes de ser encaminhada para os leitos de secagem e redução do funcionamento dos exaustores do secador térmico.
Na primeira reunião de regulação de 2021, este assunto foi pautado e a resposta é de que além das ações já mencionadas, a concessionária contratou uma empresa especializada em desodorização de sistemas de saneamento e estaremos com representantes da concessionária nesta semana e uma nova vistoria de inspeção será feita para apontar uma solução definitiva.
Márcio Saito
Comissário Geral
A AGRF-DAEA tem por objetivo regular e fiscalizar os serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamentos sanitários delegados e prestados no âmbito do município de Araçatuba, Estado de São Paulo, de sua competência ou a ele atribuídos por outros entes federados, em decorrência de norma legal, regulamentar ou pactual, nos termos de sua lei de criação.