22 junho, 2023

Inauguração histórica da nova ETA Baguaçu

Araçatuba viveu na manhã desta quarta-feira (21/06) um dia histórico para o saneamento básico do tratamento e distribuição de água potável, foi inaugurada a nova Estação de Tratamento de Água que substituiu a ETA 1 (1935) e a ETA 2 (1969), devido à desativação das duas, passou a ser chamada de ETA Baguaçu.

A CEO Global da GS Inima Environment, Marta Verde e o presidente do Conselho Administrativo da GS Inima Global, Mr. Khan, o CEO da GS Inima Brasil, Dr. Paulo Roberto de Oliveira, o diretor técnico da GS Inima SAMAR, o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, o comissário geral da Agência Reguladora e Fiscalizadora – DAEA, Márcio Saito, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Gilberto Mantovani foram algumas das autoridades empresariais e públicas presentes no evento.

Com investimento de aproximadamente R$ 48 milhões, a ETA Baguaçu tem capacidade para produzir 2.000 metros cúbicos de água por hora e atender uma população de 100 mil habitantes (o que corresponde quase 50% da população de Araçatuba). A obra, iniciada em 2020, superou os desafios da pandemia e garantirá segurança hídrica para o município.

Trata-se de uma estação que possui alta tecnologia no Controle das Operações de tratamento e distribuição da água tratada. Todo processo de tratamento é automatizado e ajustável pelo centro de controle operacional (CCO), outra inovação é o reaproveitamento da água proveniente da lavagem dos filtros, aproximadamente 80% da água utilizada na lavagem voltam para o processo de tratamento que reduzirá drasticamente o índice de perda do sistema.

A ETA Baguaçu atende às rígidas normas atuais de segurança e possui um espaço reservado para Educação Ambiental e treinamentos. As visitas de grupos estudantis serão retomadas após a inauguração a fim de que seja possível mostrar na prática como é realizado o processo de tratamento da água e a importância do seu consumo consciente para a preservação vital deste recurso na nossa comunidade.

Categorias

pt_BRPortuguese