Comunicado sobre atendimento no Carnaval

Bom dia, a GS Inima SAMAR informa que haverá expediente normal e atendimento ao público em sua sede nos próximos dias 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1º de março (terça-feira de Carnaval).

 

O atendimento ao público na sede da GS Inima SAMAR, na Av. Baguaçu, 1.530, funciona das 8h30 às 16h30.

Além do atendimento presencial, a GS Inima SAMAR também disponibiliza os atendimentos, 24 horas, pelos canais digitais Whatsapp: (11) 95020 6424, SAC 0800 770 2295 e Chat Online no site www.samar.eco.br

 

 

Já a AGRF DAEA informa que devido ao feriado de carnaval nos dias 28/02 (segunda-feira) e 01/03 (terça-feira) não haverá atendimento ao público em sua sede. Sendo assim, o retorno das atividades da agência será no dia 02/03 (quarta-feira).

 

 

 

GS Inima SAMAR doará sementes de ipê para comemorar o Dia da Árvore, nesta terça-feira

A GS Inima SAMAR, concessionária de água e esgoto de Araçatuba, entregará nesta terça-feira (21 de setembro), a partir das 08h30, sementes de ipê no cruzamento da Avenida Pompeu de Toledo com a  Rua Duque de Caxias. A ação celebra o Dia da Árvore e contará com o apoio da ONG Clube da Árvore e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As sementes serão entregues aos motoristas que demonstrarem interesse em receber a doação. Também serão tomadas todas as precauções para o combate à Covid 19, com uso de máscaras, distanciamento e álcool em gel.

Ao mesmo tempo, na loja de atendimento da GS Inima SAMAR, na Avenida Baguaçu, 1530, clientes que estiverem no local também poderão levar as sementes para casa.

 

Estiagem chama a atenção para o uso consciente da água

Com mais de 60 dias sem chuva e umidade do ar abaixo dos 30%, Araçatuba vem sofrendo as consequências da estiagem. O Rio Tietê já baixou 1,3 metro em comparação com o mesmo período do ano passado e está com volume útil de 40%, contra os 60% registrado em agosto de 2020. Além disso, a concentração de algas no rio tem diminuído a oxigenação da água, provocando a morte de alguns peixes, conforme foi registrado por pescadores nos últimos dias.

 

A situação traz um alerta: é preciso usar a água com consciência. A GS Inima SAMAR está realizando, desde o início de julho, uma campanha para chamar a atenção da população para que consuma a água com atenção e responsabilidade. O objetivo é evitar um racionamento assim como houve em outubro do ano passado.

 

Além disso, medidas técnicas também já foram colocadas em práticas e a concessionária, que é responsável pelo abastecimento de água e esgoto de Araçatuba, está preparada caso precise fazer captação da parte mais profunda do Tietê.

 

“Recuperamos uma plataforma móvel que está pronta para ser levada para dentro do rio, caso ele continue abaixando. Ela pode ser deslocada a uma distância suficiente que permita manter o nível de captação, garantindo a distribuição de água em Araçatuba”, explica o diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.

 

A balsa flutuante será testada nas próximas semanas e já está à disposição da concessionária, caso seja realmente necessário.

 

Embora o nível do Rio Tietê tenha reduzido e água esteja comprometida pela quantidade de alga que tem se formado no local, a GS Inima SAMAR possui equipamentos de última geração que tratam essa água e fazem com que ela chegue nas torneiras com qualidade e de acordo com os parâmetros estabelecidos pelos órgãos de saúde.

 

“Seguimos com o trabalho de excelência, garantindo água 100% tratada aos moradores de Araçatuba, mesmo com todas as imposições climáticas. Contudo, gostaríamos de chamar a atenção da população para utilize a água de forma racional e reveja alguns hábitos de consumo”, salienta Eduardo Caldeira.

 

Produção

 

A GS Inima SAMAR distribui, diariamente, 68.000m³ de água e realiza, mensalmente, 18.900 amostras para avaliar as características do que é disponibilizado para a população.

O abastecimento de Araçatuba é feito com 50% de água vinda do Ribeirão Baguaçu, 40% do Rio Tietê e 10% de poços artesianos.

GS Inima SAMAR mapeará a cidade em busca de vazamentos na rede de água

GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto em Araçatuba, dá início, na próxima terça-feira, dia 22 de junho, a uma pesquisa de vazamentos que vai mapear cerca de 300 km da rede da cidade. O serviço, que será prestado por uma empresa terceirizada e acompanhada por funcionários da SAMAR, terá início no bairro Icaray e deve durar três meses, com o objetivo de reduzir as perdas físicas de água durante o abastecimento.

De acordo com o diretor técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira, será possível encontrar os vazamentos que não são visíveis e que levam mais tempo para serem identificados no dia a dia. “Pensando nisso, decidimos investir nesse projeto que vai pesquisar vazamentos que não afloram para o asfalto, que entram no esgoto, nas galerias pluviais etc. e tudo o que for encontrado será programado para ser reparado o  mais rápido possível”, explica.

Os especialistas terceirizados utilizarão equipamentos como geofone e hastes de escuta para pesquisar os vazamentos. Eles percorrerão as ruas e, em alguns momentos, acessarão os cavaletes e poços visita para checar os locais indicados.

 

Trabalho noturno

Para obter resultados precisos, em alguns bairros, as equipes trabalharão no período da noite, das 22h às 04h. “Isso será necessário em locais com muito fluxo de veículos durante o dia, próximo de fábricas ou indústrias, onde o barulho é maior. Como os equipamentos são sensíveis aos sinais sonoros, quanto mais tranquila estiver a região mais assertivos seremos com os resultados”, explica o diretor técnico da GS Inima SAMAR.

A concessionária alerta para que os moradores dos bairros onde o serviço será executado não se surpreendam com as equipes nas ruas durante as madrugadas. Os prestadores de serviço estarão uniformizados e serão acompanhados por um colaborador da GS Inima SAMAR. Também haverá placas sinalizando que os funcionários estão à serviço da GS Inima SAMAR.

“Contamos com o apoio de todos para que esse programa seja um sucesso. Estamos investindo todos os esforços para evitar perdas de água na rede do município, que é extensa, mas pode ser reparada com um trabalho bem executado”, afirma Eduardo Caldeira.

 

Bairros contemplados

A GS Inima SAMAR dará início à pesquisa de vazamentos no bairro Icaray e em parte do bairro Saudade. Neste local, o trabalho será noturno e a previsão é de que dure duas semanas.

Conforme o serviço for avançando, a concessionária divulgará os próximos bairros que passarão pela pesquisa.

Prefeito visita secador de lodo e obras da ETA 4 da GS Inima SAMAR

O prefeito Dilador Borges visitou nesta terça-feira, 15 de junho, duas estações da GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto em Araçatuba. Acompanhado do secretário de Governo, Arnaldo Vieira Filho (Dindo), e do secretário de Meio Ambiente, Lucas Proto, o prefeito conheceu o secador de lodo, instalado na ETE Baguaçu, e viu as obras da ETA 4 que está sendo construída próxima ao prédio administrativo da concessionária.

 

A visita teve como objetivo apresentar ao prefeito os investimentos feitos pela GS Inima SAMAR nos sistemas de tratamento de água e esgoto de Araçatuba. Representantes da Agência Reguladora e Fiscalizadora DAEA também estiveram presentes nas duas estações.

 

“Tivemos uma tarde de muita troca de informação e reconhecimento do trabalho que vem sendo desempenhado pela GS Inima SAMAR. Foi importante mostrar ao prefeito que as obras continuam e que estamos sempre inovando para trazer as melhores tecnologias e processos para garantir um serviço de qualidade aos araçatubenses”, disse o presidente da concessionária, Paulo Roberto de Oliveira.

 

O secador de lodo é o primeiro em atividade no Brasil e um dos maiores da América Latina. Foi construído em 2019 e entrou em operação no início deste ano, reduzindo a umidade do lodo em 90%.

 

“Não tinha noção do tamanho do investimento e do trabalho que está sendo feito pela GS Inima SAMAR. Isso me agradou muito porque estamos vendo que o compromisso assumido pela empresa está sendo cumprido. Sabemos que na questão do tratamento de água, que é uma pressão maior, os investimentos estão muito adiantados com relação aos compromissos contratuais. Referente ao esgoto, fiquei muito surpreso e contente com o que vi”, comentou o prefeito Dilador Borges.

 

O investimento feito pela GS Inima SAMAR no secador de lodo chegou a R$ 15 milhões e está reduzindo consideravelmente a quantidade de resíduo enviado ao aterro sanitário. Na ETA 4 foram investidos R$ 34 milhões que gerarão benefícios para mais de 100 mil habitantes. A nova estação de água deve ficar pronta em 2022 e vai garantir maior eficiência energética e redução nas perdas dos processos de tratamento e distribuição.

GS Inima Brasil inicia operação de poço profundo em Birigui

A GS Inima Brasil, um dos maiores grupos de saneamento do país, assume a operação de um poço profundo de captação subterrânea em Birigui. O poço atende a aproximadamente 30 mil habitantes, ou seja, 30% da população do município, conhecido nacionalmente como “Capital Brasileira do Calçado Infantil”.

 

A princípio, o serviço será executado em um período de 12 meses, podendo ser renovado por até cinco anos. O poço possui uma vazão média de operação de 500 metros cúbicos (500 mil litros) por hora, com um tempo médio de operação de aproximadamente 20 horas diárias. Isso resulta em uma produção média diária de 10.000 metros cúbicos de água, ou 10 milhões de litros/dia, e 300 mil metros cúbicos, por mês.

 

A água é captada do sistema Aquífero Guarani, um depósito subterrâneo gigante de água com uma extensão de mais de um milhão de quilômetros quadrados abrangendo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Bombeada a 1.300 metros de profundidade, com uma temperatura de 50 graus célsius, a água passa por seis torres de resfriamento até atingir a temperatura ambiente para ser distribuída à população.

 

A empresa será responsável por todo o serviço de manutenção preventiva e corretiva eletromecânica, além de realizar análises laboratoriais para garantir a qualidade da água. A operação inclui a contratação de colaboradores e aquisição de produtos químicos e peças para manutenção de equipamentos.

 

A GS Inima Brasil atua no saneamento brasileiro desde 1995, e faz parte do Grupo GS Inima Environment, que tem atuação internacional e é integrante do Grupo GS, o quinto maior conglomerado empresarial da Coréia do Sul.   Além de concessionárias de serviços públicos de água e esgoto, a holding também conta com unidades de tratamento de águas industriais em São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul.

 

A GS Inima SAMAR, concessionária de água e esgoto de Araçatuba, é uma das empresas que integram a GS Inima Brasil. Outras concessões estão localizadas em municípios paulistas como Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, Mogi Mirim, e Paraibuna e em Ouro Preto (MG) e Maceió (AL). 

GS Inima SAMAR conclui travessia de emissário de esgoto e Rodovia Nametala Rezek terá reconstrução do asfalto nesta sexta-feira

A Rodovia vicinal Nametala Rezek, via de ligação entre Araçatuba e o bairro rural da Água Limpa, vai permanecer interditada durante o período da manhã desta sexta-feira (19/02) para reconstrução do asfalto no Km 1,5, onde a GS Inima SAMAR concluiu a obra de travessia do emissário de esgoto Lago Azul.

 

A previsão é de que a rodovia seja totalmente liberada ao tráfego até às 16h00. Durante dois dias, equipes da GS Inima SAMAR instalaram 60 metros de tubulação de 600 milímetros, com encamisamento em tubulação de 800 milímetros em concreto armado.

 

O obra foi realizada em frente ao Pesqueiro Lago Azul e faz parte de um remanejamento total de 3.264 metros de emissário que transporta o esgoto da zona sul de Araçatuba em direção à Estação de Tratamento de Esgoto ETE Baguaçu.

O antigo emissário apresentava constantes problemas de vazamentos numa área de sítios e chácaras e por isso a GS Inima SAMAR optou pelo remanejamento de mais de três quilômetros de tubulação, dando garantia de qualidade para o afastamento e tratamento do esgoto, além de preservar o meio ambiente.

Manutenção programada na rua Arlindo Novaes

Equipes da GS Inima SAMAR realizam nesta quinta-feira (17) obra de interligação de rede de água na rua Arlindo Novaes, esquina com Rua Victoria Mazzini, com parte das obras de setorização. Por causa dessa obra, os bairros listados abaixo poderão sofrer interferências no abastecimento. A normalização do abastecimento está prevista para às 18h00.

Bairros afetados:

VISTA VERDE

JOÃO BASTISTA BOTELHO

ÁGUA BRANCA 1

ÁGUA BRANCA 2

ÁGUA BRANCA 3

RESIDENCIAL MANSOUR 

 

Atenção:

Os imóveis que possuem caixa d’água não sentirão os efeitos da paralisação. A SAMAR pede que os moradores utilizem a água de seus reservatórios sem desperdícios. A caixa d’água deve ter capacidade equivalente ao consumo de pelo menos 24 horas, de acordo com as normas técnicas vigentes.

Mais informações podem ser obtidas no site www.samar.eco.br e nos canais de Atendimento SAMAR: 0800-7702295 ou pelo WhatsApp: (11) 95020 6424.

GS Inima SAMAR vai realizar novo plantão de atendimento para negociação de débitos com parcelamentos

A alta procura dos clientes para negociar e parcelar dívidas com as contas de água motivou a GS Inima SAMAR a realizar um novo plantão para atendimento ao público no próximo sábado (19/12), no horário das 8h00 às 14h00. Além do plantão de sábado, as negociações vão prosseguir até o próximo dia 23 de dezembro.

 

Segundo a concessionária, as negociações são feitas de maneira muito pessoal, levando em consideração as dificuldades econômicas geradas pela pandemia do Coronavirus, de maneira que ninguém vire o ano com dívidas com as contas de água.

 

Durante a semana, a campanha mantém o atendimento presencial na sede da GS Inima SAMAR, na Av. Baguaçu, 1.530, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

 

Os clientes também poderão fazer negociação da dívida, sem sair de casa, pelo Whatsapp da empresa: (11) 95020 6424. Para as negociações precisam apresentar apenas um documento pessoal original com foto.

 

Mais informações: 0800 770 2295 – www. samar.eco.br

pt_BRPortuguese