Falta de energia elétrica afeta abastecimento de água em Araçatuba
A forte chuva que caiu esta tarde (segunda, 04/01) em Araçatuba provocou falta de energia elétrica que está afetando o abastecimento de água nas regiões do Ipanema e Jussara.
No Ipanema, a falta de energia provocou a interrupção do tratamento na Estação de Tratamento de Água ETA Tietê. A CPFL informou que a energia nessa região deverá ser restabelecida por volta das 16h30. A normalização do abastecimento de água está prevista para às 20h00.
No bairro Jussara, o bombeamento de água do poço profundo também foi interrompido por falta de energia. Para essa região, a normalização do abastecimento de água está prevista para às 20h00.
Abaixo, os bairros abastecidos pelos complexos do Jussara e Ipanema.
Poço Profundo do Jussara:
CH. MACHADINHO
CJ. HAB. CLAUDIONOR CINTI
CJ. HAB. CLOVIS V. PICCOLOTTO JARDIM
ESPLANADA
JARDIM ETHARARI
JARDIM IPORÃ
JARDIM JUSSARA
JARDIM LAGO AZUL
JARDIM MOREIRA
JARDIM OURO PRETO
MORADA DOS NOBRES
RESID. NOBRE VILLE
VILLA TOSCANA
ETA Tietê- Ipanema:
ÁGUAS CLARAS
ANTONIO PAGAN
AVIAÇÃO
CH. ARCO-IRIS
CH. BANDEIRANTES
CH. PATRIMÔNIO SANT’ANA
CH. T.V.
CJ. HAB. CASTELO BRANCO
CJ. HAB. DR. ANTÔNIO V. SILVA
CJ. HAB. ETHEOCLE TURRINI
CJ. HAB. MANOEL PIRES
CJ. HAB. TAANE ANDRAUS
COND. RESID. CENTER PARK / SERRA DOURADA
COND. RESID. DELTA NORTE
COND. RESID. HABIANA
COND. RESID. HABIANA II
COND. RESID. TERRA NOVA I E II
COND. RESIDENCIAL CAMPOS SALLES
DISTRITO INDUSTRIAL ALEXANDRE BIAGI
ENG.º TAVEIRA
FAZENDA DO ESTADO
JARDIM ATLÂNTICO
JARDIM BOA VISTA
JARDIM BRASIL
JARDIM CARAZZA
JARDIM CENTENÁRIO
JARDIM DA AMIZADE
JARDIM DAS OLIVEIRAS
JARDIM DONA AMÉLIA
JARDIM IPANEMA
JARDIM MONTERREY
JARDIM NOVO PARAÍSO
JARDIM PETIT TRIANON
JARDIM PLANALTO
JARDIM PRIMAVERA
JARDIM REGINA
JARDIM RESID. ETEMP
JARDIM ROSELE
JARDIM SÃO SEBASTIÃO
JARDIM STA. LUZIA
JARDIM T.V.
JARDIM UNIVERSO
NOSSA SENHORA APARECIDA
PARAÍSO
PARQUE INDUSTRIAL
PARQUE INDUSTRIAL DE GRANDES RESÍDUOS
PARQUE INDUSTRIAL DE PEQUENOS RESÍDUOS
PARQUE INDUSTRIAL MARIA IZABEL PIZZA DE ALMEIDA PRADO
PARQUE RESID. AEROPORTO
SANTANA
SÃO JOAQUIM
SÃO RAFAEL
SÃO VICENTE
VERDE PARQUE
VILA AERONÁUTICA
VILA ALBA
Comunicado sobre atendimento no feriado da Independência
A GS Inima SAMAR informa que o atendimento presencial ao público, em sua sede, ocorrerá normalmente na segunda-feira (06/09), das 08h30 às 16h30. Na terça-feira (07/09), feriado da Independência do Brasil, não haverá atendimento presencial, contudo, serão mantidos os atendimentos, 24 horas, pelos canais digitais Whatsapp: (11) 95020 6424, SAC 0800 770 2295 e Chat Online no site www.samar.eco.br.
Comunicado sobre atendimento no feriado de 02 de dezembro
A GS Inima SAMAR informa que, amanhã, dia 2 de dezembro, aniversário de Araçatuba, não haverá atendimento presencial ao público em sua sede. O atendimento presencial será retomado na sexta-feira (03/11), a partir das 13h. Neste período, serão mantidos os atendimentos, 24 horas, pelos canais digitais Whatsapp: (11) 95020 6424, SAC 0800 770 2295 e Chat Online no site www.samar.eco.br.
A AGRF também informa que não haverá expediente nesta quinta e sexta feira (2 e 3 de dezembro) pelo mesmo motivo, voltando suas atividades normais na próxima segunda-feira (6).
Regime de racionamento de água
Após reunião da GS Inima SAMAR e Agência Reguladora DAEA com a Prefeitura Municipal de Araçatuba ficou decidida, a partir de 10 de outubro, a realização de ações emergenciais, incluindo o racionamento em parte do município atendido pelo ribeirão Baguaçu.
Por causa da seca prolongada, que já dura mais de 100 dias, e de temperaturas acima dos 40 graus, o nível do Ribeirão Baguaçu vem baixando a cada dia e já compromete a captação da água para tratamento nas duas estações do complexo, que são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70 bairros, onde vivem mais de 100 mil pessoas.
A gestão do racionamento consiste no controle da vazão e do volume de água distribuídos em alguns momentos do dia. Inicialmente, será realizado no período das 7h00 às 15h00 e alcançará cerca de 42 bairros (listados abaixo). A medida adotada visa a redução também do consumo, já que no comparativo de setembro deste ano com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 10% no consumo de água na cidade. Somente nos primeiros dias de outubro, esse aumento já é de 15 % em relação ao mês anterior.
Um dos indicadores do elevado consumo das últimas semanas é o índice por habitante/dia, que aumentou de 221 litros em agosto para 239 litros em setembro. O índice está bem acima da média nacional, que é de 154 litros por pessoa/dia.
Outras ações já estão sendo tomadas.
Uma das primeiras medidas será a mobilização da população de Araçatuba que terá um papel fundamental na gestão do racionamento, adotando medidas de economia e uso racional da água. A empresa solicita que os moradores utilizem a água de seus reservatórios sem desperdícios. A caixa d’água deve ter capacidade equivalente ao consumo de pelo menos 24 horas, de acordo com as normas técnicas vigentes.
Os investimentos na setorização da distribuição de água, que vêm sendo realizados desde o ano passado, também permitem hoje que alguns bairros abastecidos pela água do Ribeirão Baguaçu, possam receber a água tratada do Rio Tietê e do poço do bairro Jussara.
A concessionária juntamente com a Prefeitura de Araçatuba está fazendo um mapeamento detalhado das instituições mais vulneráveis, como hospitais, pronto-socorro, unidades básicas de saúde, asilos e pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisem de abastecimento emergencial.
“A escassez hídrica é um problema de grande parte do Brasil e está sendo vivenciado por cidades de toda a nossa região. Precisamos do esforço da população para vencermos mais essa crise, a exemplo do que ocorreu em 2014, quando houve grande mobilização”, diz o diretor da GS Inima SAMAR, Rondinaldo Lima.
A GS Inima Samar vem contribuindo permanentemente para diminuir o uso de água das suas fontes. Nos últimos anos, o volume das perdas passou de 49,6% para 34% o que significa uma redução real de 15% do que era retirado dos seus mananciais.
Nossos canais de comunicação estão à disposição para a população. WhatsApp (11) 9 5020 6424, 0800 770 2295 e www.samar.eco.br
Relação de bairros que entrarão no racionamento de água
CENTRO
CJ. HAB. ELIAS STEFAN
CJ. HAB. HILDA MANDARINO
CJ. HAB. IVO TOZZI
CJ. HAB. JOÃO BATISTA BOTELHO
CJ. HAB. VICENTE LUIZ GROSSO
COND. RESID. MANSOUR
DAS BANDEIRAS
FAZENDA DO ESTADO
HIGIENÓPOLIS
JARDIM ALVORADA
JARDIM BANDEIRANTES
JARDIM CONCÓRDIA 1
JARDIM CONCÓRDIA II
RESID. ROYAL BOULEVARD
RESID. TOYO KAZUKAWATA
RESID. VISTA VERDE
SÃO JOÃO
SÃO JOAQUIM
SÃO VICENTE
SAUDADE
VILA ESTÁDIO
VILA INDUSTRIAL
VILA SANTA MARIA
VILA SANTO ANTONIO
VILA SÃO PAULO
JARDIM NOVAYORQUE
JARDIM CONCÓRDIA III
JARDIM PAULISTA
JARDIM PINHEIROS
JARDIM STA. LUZIA
JARDIM SUMARÉ
JARDIM UMUARAMA
PARAÍSO
PARQUE BAGUAÇU
RESID. ÁGUA BRANCA
RESID. ÁGUA BRANCAII
RESID. ÁGUA BRANCA III
RESID. ALPHAVILLE
RESID. FLORENÇA
JARDIM PANORAMA
JARDIM NOVO UMUARAMA
Entrega de Obra
A GS Inima Samar e a Prefeitura irão entregar na quarta-feira (12) a última etapa da obra de reversão do esgoto da zona norte de Araçatuba (SP).
REVERSÃO DE BACIAS NA ZONA NORTE DE ARAÇATUBA
SAMAR inicia a primeira fase da obra de reversão de bacias na zona norte de Araçatuba
A SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba iniciou na manhã desta segunda-feira (06/02), a primeira fase das obras de reversão da Bacia de Esgoto Maria Izabel, no extremo norte do município, que permitirão a instalação de empresas e empreendimentos residenciais nessa região e deverão impulsionar o desenvolvimento econômico local. Com injeção de recursos de R$ 22 milhões pela SAMAR, as obras vão canalizar o esgoto que hoje é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Maria Izabel, relativo a 15% do total de dejetos produzidos em Araçatuba.
A solenidade de início das obras, em frente à Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Maria Izabel, teve a presença do prefeito Dilador Borges (PSDB), da vice prefeita Edna Flor (PPS) do presidente da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, do diretor da SAMAR, Ricardo Esteves, além de gestores da SAMAR, secretários municipais, vereadores e comissários da Agência Reguladora DAEA.
Nessa primeira fase da reversão de bacias será construída a nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Santa Isabel. Ao mesmo tempo, serão implantados 3.615 metros de tubulação de esgoto de linha de recalque* e mais 2.717 metros de linha de gravidade*. Os emissários serão implantados a partir de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Baguaçu, no bairro Cafezópolis. Esta primeira fase está prevista para terminar em seis meses.
No total, serão construídas cinco novas estações elevatórias de esgoto e implantados 14 quilômetros de novos emissários. A obra também vai beneficiar o bairro rural de Engenheiro Taveira, que hoje conta com um sistema de esgoto isolado. No bairro será construída uma estação elevatória de esgoto e a rede será ligada ao sistema de esgoto de Araçatuba, com tratamento na ETE Baguaçu. A reversão da bacia da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Maria Isabel, na zona norte da cidade, é considerada uma das obras mais importantes do saneamento em Araçatuba porque vai permitir a instalação de novas industrias em dois distritos industriais do município e a recuperação das lagoas de tratamento da ETE Maria Izabel, consideradas insuficientes para atender a demanda de crescimento da cidade.
Há anos a falta de eficiência das lagoas de tratamento da ETE Maria Izabel impedia o crescimento da região, pois a instalação de novos empreendimentos estava proibida pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Somente a partir do comprometimento da SAMAR em um TAC com CETESB, o licenciamento ambiental desses futuros empreendimentos passou a ser analisado.
Licenças para construção- Cerca de 20 empreendimentos, entre industriais e residenciais, estão cadastrados no município à espera de autorização para começar suas instalações no extremo norte da cidade, região em que foi delimitado o distrito industrial de Araçatuba. A perspectiva é de que o início das obras de reversão já dará condições de novos empreendimentos naquela região.
As intervenções também vão abranger a coleta de esgoto na região de Engenheiro Taveira, situada no noroeste do município e que abriga chácaras, como o bairro Arco-Íris, cujo esgotamento sanitário ainda é feito por meio do sistema precário de fossas. As obras possibilitarão esgotamento das lagoas e também da região de Engenheiro Taveira. Todos os efluentes serão tratados na ETE Baguaçu.
SAMAR REGISTRA NÚMERO RECORDE DE REGISTRO DE DESOBSTRUÇÃO DE ESGOTO
A SAMAR encerrou o mês de janeiro de 2017 com 362 registros de solicitações de desobstrução de esgoto. O número, que é o maior registro dessa natureza em todo o histórico da SAMAR, é quase 15% maior que as solicitações registradas em janeiro de 2016, que foi de 322.
O aumento é justificado devido a dois fatores: ligações irregulares de escoamento de águas pluviais nas redes coletores e o descarte de lixo nas redes de esgoto.
Em outubro de 2016 a SAMAR registrou 319 solicitações e registrou queda em novembro com 310 casos. Em dezembro o número caiu ainda mais, com 303 ocorrências.
O maior número de registros desse tipo ocorrência está distribuído entre cinco bairros da cidade, que são: Umuarama, Vilela, Alvorada, Jussara, Atlântico e Águas Claras.
Mesmo com a campanha do Uso Consciente das redes de esgoto, iniciada em janeiro de 2014, os casos de entupimento estão aumentando na cidade, sobrecarregando as equipes de manutenção e provocando transtornos à população. Os entupimentos, provocados pelo descarte de lixo e o direcionamento da água de chuva para o esgoto, podem ser evitados com medidas simples e orientações sobre a forma correta das ligações dos imóveis.
A campanha promovida pela SAMAR consiste em ações, em vários pontos da cidade, com entrega de panfletos e orientações sobre as consequências da má utilização do sistema. O objetivo é fazer com que as pessoas adequem suas casas e adotem hábitos ecologicamente corretos.
Homologação do Acordo entre Samar e MSP
Em 09 de Agosto de 2016 o Desembargador Francisco Occhiuto Júnior homologou o acordo firmado entre a SAMAR e o Ministério Público de São Paulo em relação ao processo de Ação Civil Pública promovida pelo MP; tendo em vista a cobrança da tarifa inerente à instalação, reinstalação, aferição, substituição, manutenção dos aparelhos medidores (hidrômetros).